O Vendedor de Passados

O Vendedor de Passados

Lazaro Ramos e Alinne Moraes: quando dois atores bastam para segurar a trama!

Gênero: Drama.
Origem: Brasil
Duração: 80 Minutos.

Elenco: Lázaro Ramos (Tudo Que Aprendemos Juntos), Alinne Moraes, Odilon Wagner, Mayana Neiva, Anderson Muller, Marcelo Scorel, Débora Olivieri e Ruth de Souza.

Roteiro: Isabel Muniz.
Direção: Lula Buarque de Hollanda.

ver trailer ⇒

https://www.youtube.com/watch?v=BkQNK615JWM

No livro homônimo de José Eduardo Agualusa, a história gira em torno de um albino que prepara e vende árvores genealógicas para políticos e empresários em Angola, até o dia que aparece um estrangeiro que precisa da cidadania angolana. Nesse contexto, o roteiro livremente adaptado por Isabel Muniz, em seu primeiro trabalho para o cinema, nos apresenta a história de Vicente (Lázaro Ramos), um sujeito normal que, entretanto, ganha a vida de um jeito inusitado: vendendo passados para clientes que desejam modificar sua história. Em um dia qualquer, uma linda e misteriosa mulher chamada por ele de Clara (Alinne Moraes), surge em sua a vida com um pedido: um novo passado, partindo do zero. Contudo, o pedido tem uma única e inusitada exigência: que ela tenha cometido um crime.

Ce diaporama nécessite JavaScript.

 

A vida de Vicente então muda ao conhecer a personagem interpretada pela bela atriz Alinne Moraes. Seu pedido é ambicioso: recontar a sua história do zero, sem nenhum elemento que o ajude a modificar sua biografia. Pensar isso sem a ideia de ficção-científica é um trabalho árduo, que o filme de Lula Buarque busca conseguir, e até consegue algo engrandecedor, na cena em que Vicente mostra para Clara (o nome escolhido por ele para identificá-la) o vídeo de sua nova vida. Ali é uma representação perfeita do cinema fazendo cinema.

Assim Vicente e Clara começam uma estranha relação, que coloca a história dentro de uma perspectiva dramática e política ao mesmo tempo. O romance vem depois, um romance atribulado e confuso deixando o espetador ansioso por ver mais sobre o desenrolar dessa trama…

Quanto ao final do filme é bastante surpreendente e inesperado, os lugares muito bonitos com um pôr do sol lindíssimo, toda a carga pesada de suspense e drama deixa de existir. Não diria que este filme seja dos melhores que vi até hoje, mas sem duvida que vale a pena ser visto pela maravilhosa atuação dos seus protagonistas (actores que nos são bem familiares na verdade 😉 

Apesar do filme ser de 2012, permanece bem actual na sociedade na qual vivemos hoje. Em quatro anos, muita coisa mudou, a evolução das redes sociais, a mundialização da sua utilização, faz com que este filme coincida muito bem com a nossa realidade. Afinal de contas, O Vendedor De Passados é apenas o reflexo da insatisfação do ser humano. Confira o depoimento dos protagonistas ⇒ 

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s