Na biblioteca mais bela do mundo

Considerada pela CNN e pela revista Travel+Leisure como uma das mais bonitas do mundo, a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra tem estatuto de Património Mundial atribuído pela UNESCO e recebe anualmente mais de 350 mil visitantes.

Foi também há 350 anos que o rei D. João V (o mesmo que mandou construir o Palácio de Mafra, que exploramos nesta edição na secção Fim de Semana Perfeito) deu autorização para a sua construção, com o nome de Casa da Livraria.

Obra-prima do barroco português, é uma das mais ricas bibliotecas europeias, sendo composta por três pisos. O Piso Nobre, esplendorosamente decorado com materiais exóticos, folha de ouro e tetos pintados, o Piso Intermédio, local de trabalho, e a Prisão Académica (onde eram detidos os estudantes que não cumprissem o código judicial próprio da universidade).

É no Piso Nobre que se encontra o tesouro principal desta biblioteca, um acervo composto por cerca de 40 mil volumes e ciosamente guardado por duas pequenas colónias de morcegos que protegem as coleções de insetos bibliófagos. De entre algumas raridades, destaque para uma Bíblia de 1462, considerada a mais bela das primeiras quatro impressas no mundo.

visit.uc.pt/biblioteca

Publicités